Implantes dentários: posso ou não fazer?

Implantes Dentários posso ou não fazer

A perda de dentes é uma daquelas situações pelas quais ninguém gostaria de passar. Os dentes são o nosso cartão de visita e a garantia de podermos saborear uma deliciosa refeição sem constrangimentos ou limitações. Felizmente, hoje é possível substituir dentes perdidos por cárie ou até mesmo doença periodontal sem ter de usar as próteses removíveis que tantos constrangimentos podem causar.
Com certeza, todos conhecemos histórias de alguém que não se adaptou bem e que se queixar de dores quando mastiga ou que a prótese “salta” quando está a falar.
Os implantes dentários são dispositivos médicos cuja função é substituir a raiz do dente perdido ou ausente – sim porque em algumas situações alguns dentes nem sequer chegam a nascer, situação esta que chamamos de agenesia.

O sucesso dos implantes depende de várias condições que irei descrever a seguir:
– Quantidade de osso disponível: sempre que um dente é extraído inicia-se um processo de reabsorção óssea, ou seja, perda progressiva de osso que se agrava com o passar do tempo. Isto significa que quanto mais tempo passar desde a perda de um dente, maior o grau de dificuldade para se colocar implantes.
– Estado geral de saúde: antes de pensar em colocar implantes , é muito importante averiguar se existe alguma patologia que possa aumentar o risco de insucesso dos implantes dentários, ou então se há medicação que possa constituir uma contraindicação. Faça exames médicos de rotina: mais vale prevenir.
Higiene oral: o controle da placa bacteriana através de uma correta escovagem, o uso de fio dentário e escovilhões podem aumentar a longevidade dos implantes bem como reduzir as complicações pós-cirúrgicas dos mesmos.
– Hábitos saudáveis: fazer exercício regularmente, comer de forma saudável, evitar o tabaco e o abuso das bebidas alcoólicas e dormir bem são os pilares da saúde.

Posto isto, alguns de vocês podem estar a pensar: “eu acho que tenho condições para fazer o tratamento mas será que colocar implantes não é arriscado? não sei se tenho coragem…”

Quando se trata de colocar implantes, temos que considerar a extensão da intervenção, se for apenas um ou dois implantes temos a possibilidade de fazer uma cirurgia com anestesia local, simples e com um pós-operatório agradável através da técnica “flapless” que significa sem retalho. Através desta técnica evitamos a incisão e descolamento dos tecidos moles, facto que por si só diminui as complicações pós-operatórias como a hemorragia e o edema.
Para além disso a cicatrização é muito mais rápida. Esta técnica só pode ser aplicada nos casos em que existe estrutura óssea abundante e quando não são necessários enxertos ósseos.
Com os cuidados, os meios e a tecnologia que temos à disposição, a colocação de implantes é um procedimento cada vez mais seguro e previsível sendo o pós-operatório melhor quanto menor for a extensão da intervenção.

Se quiser saber mais acerca de implantes dentários, contacte-nos através do email tejosaude@tejosaude.com ou do número 219942554 e teremos todo o gosto em esclarecê-lo.

Conheça a nossa equipa aqui.

ESPECIALIDADES

CONTACTOS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Seg – Sex10H-13H / 15H-19H

LOCALIZAÇÃO

PEDIR VIATURA

Clinica Tejo Saúde      Clinica Tejo Saúde

Marque uma Consulta

Somos especialistas em saúde oral e bem-estar, não perca tempo.

2021-01-19T16:33:22+00:00