Aparelho Autoligável

Somos especialistas em saúde oral e bem-estar.

APARELHO AUTOLIGÁVEL2019-09-09T21:09:00+00:00

Project Description

APARELHO AUTOLIGÁVEL

A Solução para um sorriso perfeito

O ‘Aparelho Autoligável’ é, atualmente, a tecnologia mais moderna para tratamentos com aparelho fixo e traduz-se numa melhoria da estética facial: o tratamento promove o alinhamento dentário e ao mesmo tempo dá mais suporte aos tecidos moles da face. Desta forma, obtemos um sorriso jovem, natural e harmonioso.

Os resultados

Ao usarmos este aparelho:

  • A duração média de tratamento situa-se entre os 12 os 18 meses;
  • Reduzimos a probabilidade de formação de novas cáries, porque o tempo de tratamento é muito menor que os aparelhos convencionais;
  • Os pacientes referem menos dor, porque as forças aplicadas pelo arco são biologicamente toleráveis;
  • Evitam-se as extrações dentárias (na maioria dos tratamentos) e por isso o resultado é uma melhor estética da facedevido à importância que os dentes exercem no suporte dos tecidos faciais;
  • Pode ser aplicado em crianças com dentição mista (com dentes de leite e dentes definitivos) para correção de anomalias de oclusão – decorrentes do crescimento anormal dos maxilares;
  • Evita-se a utilização de aparelhos de expansão palatina em crianças;
  • Em algumas situações, podemos evitar a cirurgia ortognática (cirurgia para reposicionar os maxilares).

A tecnologia

O aparelho autoligável tem um sistema de “fecho de portas” e por isso não necessita de elásticos cuja função é prender o arco metálico aos braquetes.

A eliminação do uso dos elásticos diminui o atrito entre o fio e o braquete; isto permite ao dentista trabalhar com forças leves sobre os dentes e o arco pode atuar mais livremente. Os resultados são mais eficazes e mais rápidos a cada arco utilizado. 

Aparelho autoligável lingual

A ortodontia lingual é uma alternativa de tratamento ortodôntico para pacientes, que procuram uma solução ainda mais estética. 

Os resultados

O aparelho permite o alinhamento dentário, com os mesmos tempos de tratamento do autoligável com a mais valia da discrição, porque os braquetes não ficam visíveis.

A tecnologia

Os braquetes são colocados na parte lingual dos dentes, em contato com a língua. Usam a mesma tecnologia do aparelho autoligável estético por isso, as forças aplicadas pelo arco também são biologicamente aceites, tornando o processo menos doloroso e mais rápido.

De acordo com a necessidade e dificuldade do tratamento, após uma consulta de diagnóstico, avaliamos a melhor solução para si.

PERGUNTAS FREQUENTES

1. Qual a diferença entre o aparelho autoligável e o aparelho fixo convencional?2019-08-08T23:10:18+00:00

No caso do aparelho autoligável conseguimos fazer o alinhamento dentário mais rapidamente (12 a 18 meses) e com maior conforto e segurança para o paciente visto que as forças aplicadas nos dentes são mais bem toleradas pelos tecidos de suporte dos dentes. 

2. O tratamento com aparelho autoligável é doloroso?2019-08-08T23:10:55+00:00

Nos dias após a colocação do aparelho pode sentir um pouco de incómodo devido ao início da movimentação dentária. Na maioria dos casos nem é necessário a toma de analgésico. 

3. Com que idade se pode fazer o tratamento ortodôntico?2019-08-08T23:11:44+00:00

A correção do alinhamento dentário pode ser feita em qualquer idade e o início do tratamento depende de cada caso.  

Nos casos em que houver anomalias de oclusão que possam levar a um crescimento assimétrico da face, o tratamento deve ser iniciado ainda em dentição mista a partir dos 8 anos (quando já nasceram alguns dentes definitivos, mas ainda existem dentes de leite)  

4. O uso de aparelho pode provocar cáries e inflamação nas gengivas?2019-08-08T23:12:12+00:00

A falta de hábitos de higiene oral é principal motivo da gengivite e do aparecimento de cáries.  

Por isso consideramos de extrema importância a consulta de higiene oral, na qual o higienista ensina todos os cuidados que se deve ter ao longo do tratamento. 

Para além disso, com o sistema autoligável fazemos todos os possíveis para que o tratamento seja o mais rápido possível e assim diminuir a probabilidade do aparecimento de cáries e problemas gengivais associados. 

5. Pessoas com implantes podem usar aparelho autoligável?2019-08-08T23:13:06+00:00

Sim, mas não em todos os casos. O facto de ter implantes não inviabiliza a colocação de aparelho ortodôntico desde que estes não impeçam a movimentação dos dentes.  

O ideal é que os implantes sejam colocados durante ou após alinhamento dentário. 

6. O aparelho dentário pode abrir espaços para colocar implantes?2019-08-08T23:22:42+00:00

Quando queremos colocar implantes na posição correta e o espaço interdentário é insuficiente, o uso de aparelho fixo torna-se essencial para obter um resultado estético e funcional ideal. 

7. O tratamento autoligável pode melhorar a dicção?2019-08-08T23:23:13+00:00

Pode. A dicção é influenciada pela posição e movimento da língua e também pela posição dos dentes e dos maxilares. Posicionando melhor os dentes teremos mais condições de ter uma posição e movimentos linguais corretos produzindo assim uma melhor dicção. 

8. Pacientes com doença de periodontal podem fazer tratamento ortodôntico?2019-08-08T23:24:31+00:00

Não. A doença periodontal é uma inflamação crónica das gengivas e do osso de suporte dos dentes e por isso deve ser controlada e tratada antes de se começar o tratamento ortodôntico.

9. É possível corrigir a disfunção da Articulação Temporo-Mandibular com o aparelho dentário?2019-08-08T23:25:09+00:00

A posição dos dentes é essencial para uma correta posição articular, portanto o tratamento ortodôntico pode em muitos casos corrigir ou melhorar a disfunção da ATM.

ESPECIALIDADES

CONTACTOS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Seg – Sex 10H-13H / 15H-19H

LOCALIZAÇÃO

PEDIR VIATURA

     

Marque já uma consulta