APARELHO FIXO

O aparelho fixo é usado quando necessitamos de corrigir anomalias de oclusão como por exemplo a mordida cruzada, a mordida aberta ou o apinhamento severo (dentes muito desalinhados ou apinhados). Outro motivo para o aparelho fixo, é a tração dos caninos inclusos – quando um dente não erupciona dizemos que está incluso. Atualmente, tentamos evitar a extração e o aparelho fixo é usado para abrir o espaço necessário, “puxando” o dente incluso e colocando-o no lugar. Ao corrigirmos a posição dos dentes, os tecidos moles ficam suportados, melhorando a estética e a harmonia da face. Isto aplica-se a todos os dentes exceto aos dentes do siso.
Como se faz o tratamento?
Os braquetes são colados aos dentes e têm um sistema de “fecho de portas”, onde o arco metálico encaixa. Por isso, não irá usar os tradicionais elásticos, que servem para prender o arco aos braquetes.

Os resultados são movimentos mais eficazes e mais rápidos a cada arco utilizado. Porque ao eliminarmos os elásticos, diminuímos o atrito entre o fio e o braquete e conseguimos trabalhar com forças leves sobre os dentes, deixando o arco atuar livremente.

O consenso atual é que com a tecnologia sem fricção, o movimento é facilitado e as cargas sobre os dentes são mais leves. Facto que torna o tratamento menos doloroso e menos agressivo para os dentes.

Preguntas Frequentes

Muitas vezes, os nossos pacientes visitam-nos pela, primeira vez, devido a um episódio de dor ou um acidente.
Na Tejo Saúde, procuramos responder a todos os casos urgentes, através da Consulta de Urgência. Realizamos o diagnóstico com recurso às tecnologias radiológicas, à observação clínica, seguindo o protocolo definido e conversamos com o paciente tratamento a realizar, naquele momento, e a medicação necessária.

TEM DÚVIDAS?

Na Tejo Saúde encontra uma equipa dedicada de Médicos Dentistas e Higienistas Orais que poderão desenvolver um plano de tratamento personalizado e adequado às suas necessidades para cuidar e proteger a sua saúde oral.

Fale connosco!