soluções avançadas

- dentes do próprio dia

Já ouviu falar de soluções de tratamento como “dentes no próprio dia”? De facto, podem existir. Imagine que tem um dente partido numa zona estética. Ou que tem falta de vários dentes e precisa de colocar próteses. Em vez de andar sem dentes ou de usar uma prótese removível, durante o tempo de recuperação, é possível colocar os implantes e colocar no próprio dia os dentes provisórios.

Quais as vantagens da colocação de dentes no próprio dia?
  1. A preservação da gengiva e das estruturas ósseas envolventes, porque a perda dentária leva sempre à perda de volume destas,
  2. O processo de cicatrização é mais rápido e confortável,
  3. Num curto espaço de tempo, pode voltar a mastigar,
  4. Evita o uso de próteses removíveis.
Só falta o próximo passo: falar connosco sobre o problema que procura resolver.

Ilustração de uma prótese total fixa.

- Cirurgia guiada

O que é afinal a cirurgia guiada? É uma ferramenta de posicionamento, que nos permite colocar os implantes de forma precisa. Para potenciar a integração óssea e o sucesso do tratamento, precisamos que a posição do implante esteja tridimensionalmente correta. Utilizamos as guias cirúrgicas para esse efeito.

Como as produzimos? Com o scanner intraoral obtemos informação dos dentes e da gengiva, e com o CBCT registamos informação sobre o osso disponível. Quando juntamos estes dois registos, determinamos os locais mais favoráveis para os implantes e é produzida uma guia cirúrgica, que se adapta à boca do paciente. Assim, o médico-dentista não tem de fazer uma incisão na gengiva para observar o osso e decidir, como numa cirurgia convencional, mas seguindo a guia, coloca os implantes na posição planeada.

Por esse motivo, há menos dor, edema ou hemorragias. A recuperação é tende a ser mais favorável.

- regeneração óssea

Quando perdemos um dente, começa a desenvolver-se um processo de reabsorção óssea e deixa de ser possível colocar um implante que fique completamente submerso no osso. Quanto maior o tempo passado, maior a perda óssea. Como ultrapassar esta condição? Temos de recorrer a procedimentos cirúrgicos adicionais para aumentar o volume de osso. Exemplos de tratamentos que nos possibilitam resolver este problema, são: a elevação do seio maxilar e a regeneração óssea guiada com biomateriais.

Colocar implantes nestas situações, sem recurso a regeneração óssea, aumenta o risco de problemas no futuro e é, por isso, que valorizamos tanto o diagnóstico e o planeamento de caso.

Preguntas Frequentes

Muitas vezes, os nossos pacientes visitam-nos pela, primeira vez, devido a um episódio de dor ou um acidente.
Na Tejo Saúde, procuramos responder a todos os casos urgentes, através da Consulta de Urgência. Realizamos o diagnóstico com recurso às tecnologias radiológicas, à observação clínica, seguindo o protocolo definido e conversamos com o paciente tratamento a realizar, naquele momento, e a medicação necessária.

TEM DÚVIDAS?

Na Tejo Saúde encontra uma equipa dedicada de Médicos Dentistas e Higienistas Orais que poderão desenvolver um plano de tratamento personalizado e adequado às suas necessidades para cuidar e proteger a sua saúde oral.

Fale connosco!