Psicologia & Desenvolvimento

Somos especialistas em saúde oral e bem-estar.

PSICOLOGIA & DESENVOLVIMENTO2019-09-09T21:37:32+00:00

Project Description

PSICOLOGIA & DESENVOLVIMENTO

Tudo o que precisa é uma oportunidade de mudança.

Temos SETE respostas para si:

1 – A consulta do trabalho

Há condições de trabalho que afetam o nosso bem-estar. Nesta consulta, trabalhamos consigo para proteger a saúde, ao mesmo tempo que mantém a performance.

A atividade profissional traz naturalmente um desgaste. E aquilo que nos motiva num projeto, pode tornar-se o motivo do nosso cansaço.

É então preciso lidar com as condições do trabalho e potenciar mudanças na agenda, na forma de trabalhar, no acesso ao desenvolvimento profissional, no nível de carga, na direção da carreira e nas nossas crenças (para citar alguns exemplos) e assegurar que nos sentimos bem física e psicologicamente e que fazemos o nosso trabalho bem!

Como investigadora em saúde ocupacional e consultora na área, sei que uma parte do nosso sucesso na vida, passa pelo nosso bem-estar com o que fazemos.

Agende uma consulta AQUI.

2 – A consulta psicológica para adultos é indicada para pessoas que pretendem recuperar o equilíbrio e ultrapassar um desafio problema pessoal/profissional.

Há situações que nos obrigam a mudar a nossa forma de viver. Situações no trabalho, nas relações pessoais, emoções e pensamentos que não conseguimos controlar e que nos fazem sentir desconfortáveis. Por vezes, até doentes e no limite.

Seguindo uma abordagem cognitivo comportamental, trabalhamos os pensamentos mais profundos e ao mesmo tempo, aplicamos estratégias para aliviar os sintomas. As consultas incluem a aprendizagem de exercícios para aplicar diariamente o que permite que as pessoas vão fazendo progressos na realidade.

Da nossa experiência, esta dinâmica permite às pessoas sentirem segurança, para percorrer o processo de mudança.

Tudo que precisa é uma oportunidade de mudança

3 – O coaching e a consultoria executivos

Focados no desenvolvimento profissional, incluem temas como a gestão de carreira, o desenvolvimento da liderança, o treino de comunicação, a gestão de tempo, a definição de uma missão/propósito.

Realizam-se em sessões individuais de 15 em 15 dias:

  • 6 sessões nos processos mais simples;
  • 12 sessões quando os objetivos são mais exigentes e trabalhosos.

O coaching é uma metodologia destinada a acelerar um processo de desenvolvimento. Todos os objetivos são definidos pela própria pessoa, que tem no coach um suporte e um catalisador da mudança.

Já a consultoria, é realizada por um profissional especializado na área a desenvolver e passa pelo diagnóstico, devolução de resultados e desenho de um plano de trabalho.

Contacte-nos para definirmos a melhor abordagem.

4 – A consulta psicológica para crianças.

O bem-estar das crianças é afetado por experiências, condições biológicas e relações. O papel do psicólogo é diagnosticar e trabalhar com a criança e o seu sistema para promover o equilíbrio e o crescimento esperados. Estes sinais podem indicar a necessidade de consulta:

  1. Dificuldades de relacionamento;
  2. Alterações na concentração e no rendimento escolares;
  3. Problemas de comportamento;
  4. Humor alterado;
  5. Medo e isolamento;
  6. Alterações no sono, na alimentação, de peso;
  7. Stress e ansiedade de realização (“brancas” nos testes);
  8. Tiques, preocupações constantes.

O trabalho realizado passa por avaliação psicológica, consulta psicológica e consultoria parental.

5 – A Neuropsicologia

Esta consulta é indicada quando há alterações no comportamento habitual de uma pessoa e que interferem com a sua rotina diária, nomeadamente, em atividades que antes não eram um desafio. A própria pessoa ou a família e os colegas podem aperceber-se dessas mudanças. Pode acontecer que um outro especialista como o médico de clínica geral ou familiar, o neurologista ou o psiquiatra solicitem.

Queixas habituais:

  • Memória;
  • Dificuldades de atenção/concentração;
  • Resolução de problemas;
  • Cálculo;
  • Alterações da linguagem;
  • Alterações do comportamento e personalidade.

A Neuropsicologia envolve conhecimentos da Psicologia, da Neurologia e da Psiquiatria e a consulta é realizada na nossa clínica por um psicólogo especializado. Envolve dois processos que explicamos de seguida.

Avaliação Neuropsicológica

É uma avaliação das funções cognitivas, dos comportamentos e das emoções que nos dá um diagnóstico, através da comparação dos resultados da pessoa com os que seriam esperados com indivíduos da mesma idade e escolaridade.

Reabilitação Neuropsicológica

Quando o diagnóstico nos indica a presença de uma patologia que requer intervenção, avançamos com um processo de trabalho, realizado pelo mesmo psicólogo para:

  • Recuperar da alteração,
  • Ou estabilizar um processo de deterioração,
  • Ou adaptar-se à alteração
  • E acompanhar a família – quando necessário.

Na Tejo Saúde articulamos a reabilitação Neuropsicológica com a Terapia da Fala especializada na mesma área.

Por exemplo: pacientes vítimas de AVC, podem reaprender a comer os alimentos; após um acidente é possível trabalhar a articulação da fala.

Todos os casos começam com uma avaliação rigorosa, porque é um trabalho totalmente específico à pessoa que nos procura.

Se tem alguma queixa ou gostaria que avaliássemos um familiar, entre em contacto connosco.

6 – A Psiquiatria

Há situações em que é necessária a intervenção de um médico especialista, que apoie a pessoa na recuperação do bem-estar e da qualidade de vida. Da nossa experiência e da evidência científica, a combinação do acompanhamento psicológico e psiquiátrico resulta numa aceleração da recuperação do bem-estar.

Quando sintomas como:

  • Ansiedade,
  • Tristeza,
  • Alterações bruscas de humor,
  • Pânico,
  • Pensamentos repetitivos,
  • Stress

Interferem com a nossa rotina diária, impedindo o nosso funcionamento habitual, há uma sensação de perda de controlo ou de angústia.

Num acompanhamento psiquiátrico, o primeiro passo é a consulta de avaliação. O médico psiquiatra tem um papel muito importante no diagnóstico de alterações ao funcionamento do pensamento, das emoções e do comportamento.

Após a avaliação, é proposta uma intervenção, que pode incluir: a medicação e o acompanhamento em consulta psicológica. A combinação destes dois processos é facilitadora da mudança psicológica e da recuperação do equilíbrio.

Durante o tempo de terapêutica medicamentosa, o médico psiquiatra mantém um acompanhamento regular, discutindo com a pessoa a sua progressão e a sua adaptação ao tratamento. O objetivo é alcançar um ponto de estabilidade que permita avaliar a estratégia a longo prazo.

Numa fase de conclusão, o médico irá trabalhar com a pessoa como proceder para ficar autónomo do seu apoio. Em certas situações, nomeadamente em patologias que exigem acompanhamento ao longo da vida, define-se exatamente a regularidade das consultas e as estratégias a manter para promover a saúde.

Se tem vivido com sintomas que afetam a sua vida diária e o seu bem-estar, recomendamos que agende uma consulta.

7 – Terapia da fala

É através da fala que grande parte das interações humanas se realiza. A nossa capacidade a este nível interfere com a transmissão eficaz de mensagens.

A Terapia da Fala é a especialidade clínica que se dedica à prevenção, avaliação e tratamento da comunicação humana e dos problemas com ela relacionados. Pode incidir sobre diversas áreas como:

A linguagem é uma capacidade humana complexa, em que as pessoas comunicam umas com as outras. A linguagem pode ser verbal, (oral e escrita) ou não verbal como por exemplo, por gestos. Quando está presente uma perturbação da linguagem (afasia), a capacidade de comunicação fica comprometida.

A articulação verbal é a produção de fonemas (vogais e consoantes) envolvendo um conjunto de movimentos coordenados dos órgãos fonoarticulatórios (lábios, língua e dentes). Qualquer alteração na articulação (disartria) interfere no entendimento do discurso ao nível da clareza e da capacidade dos outros o perceberem.

A voz é o conjunto de sons que produzimos a partir da vibração das pregas vocais e que é depois modificado pelos órgãos ressoadores. A voz permite identificar uma pessoa relativamente à sua idade, sexo, estrutura física, raça, características de personalidade e estado emocional. As perturbações ao nível da voz (disfonia) podem ter várias origens, nomeadamente o mau uso e abuso vocal ou uma lesão neurológica.

A mastigação (ato de mastigar) e a deglutição (ato de engolir) são atividades neuromusculares complexas. Poderá ocorrer uma perturbação ao nível destas funções (disfagia) devido a lesão neurológica, dificultando ou impedindo a sua realização. Além de provocar problemas emocionais e isolamento social, a disfagia pode trazer consequências tais como: desidratação, desnutrição e pneumonia.

 A Terapia da Fala em situações de foro neurológico

A atuação da Terapia da Fala em situações de foro neurológico abrange diferentes perturbações:

  • perda da capacidade de linguagem (afasia);
  • alterações da fala e da motricidade orofacial (disartria e apraxia);
  • perturbações da voz (disfonia );
  • dificuldades no processo de deglutição – que pode ser caracterizada por dificuldades em captar o alimento em mastigar ou em deglutir alimentos sólidos e/ou líquidos ou até mesmo a saliva acarretando tosses e/ou engasgos frequentes (disfagia).

A maioria destes casos é consequência de acidentes vasculares cerebrais (AVC) e traumatismos crânio-encefálicos (TCE), existindo outras patologias, como as doenças degenerativas do sistema nervoso central, exemplos doença de Alzheimer e Parkinson.

A Terapia da Fala em situações de foro comunicativo

Na área da voz, existem determinados grupos de risco de patologia vocal (disfonia), por exemplo os professores, crianças em idade escolares, cantores, locutores de rádio, entre outros, as pessoas que comprometem a qualidade vocal por mau uso e abuso vocal e os doentes com patologia laríngea. A intervenção em Terapia da Fala está orientada para a melhoria da qualidade vocal nas situações referidas e no acompanhamento pré e pós-cirúrgico em patologias laríngeas.

A Terapia da Fala pode ser indicada em indivíduos de todas as idades – recém-nascidos, crianças, jovens, adultos ou idosos – com ou sem patologias diagnosticadas, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida (ASHA, 2007).

Entre em contato conosco e agende uma avaliação. As consultas são sempre efetuadas por um terapeuta da fala, com experiência na área, utilizando técnicas adequadas, faz uma avaliação criteriosa do caso e traça um Plano de tratamento totalmente personalizado.

ESPECIALIDADES

CONTACTOS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Seg – Sex 10H-13H / 15H-19H

LOCALIZAÇÃO

PEDIR VIATURA

     

Marque já uma consulta