APARELHO DENTÁRIO FIXO
O aparelho dentário fixo é usado quando necessitamos de corrigir anomalias de oclusão como por exemplo a mordida cruzada, a mordida aberta ou o apinhamento severo (dentes muito desalinhados ou apinhados).
Outro motivo para o uso de aparelho dentário fixo é a extração dos caninos inclusos – quando um dente não erupciona dizemos que está incluso. Atualmente, tentamos evitar a extração e o aparelho fixo é usado para abrir o espaço necessário, “puxando” o dente incluso e colocando-o no lugar.
Ao corrigirmos a posição dos dentes, os tecidos moles ficam suportados, melhorando a estética e a harmonia da face. Isto aplica-se a todos os dentes exceto aos dentes do siso.
Como se faz o tratamento com aparelho dentário fixo?
Os braquetes são colados aos dentes e têm um sistema de “fecho de portas”, onde o arco metálico encaixa. Por isso, não irá usar os tradicionais elásticos, que servem para prender o arco aos braquetes.
Os resultados são movimentos mais eficazes e mais rápidos a cada arco utilizado. Porque ao eliminarmos os elásticos, diminuímos o atrito entre o fio e o braquete e conseguimos trabalhar com forças leves sobre os dentes, deixando o arco atuar livremente.
O consenso atual é que com a tecnologia sem fricção, o movimento é facilitado e as cargas sobre os dentes são mais leves. Facto que torna o tratamento menos doloroso e menos agressivo para os dentes.
PERGUNTAS Frequentes
Muitas vezes, os nossos pacientes visitam-nos pela, primeira vez, devido a um episódio de dor ou um acidente.
Na Tejo Saúde, procuramos responder a todos os casos urgentes, através da Consulta de Urgência. Realizamos o diagnóstico com recurso às tecnologias radiológicas, à observação clínica, seguindo o protocolo definido e conversamos com o paciente tratamento a realizar, naquele momento, e a medicação necessária.
TEM DÚVIDAS?
Fale connosco!