IMPLANTES DENTÁRIOS

O implante dentário é um dispositivo médico que serve para substituir a raiz de um dente ausente, permitindo colocar uma coroa. A ausência de dentes provoca dificuldades na mastigação, na fala, na saúde geral, e naturalmente tem efeitos emocionais, psicológicos e sociais. O tratamento com implantes pode melhorar a qualidade de vida de pessoas que perderam os dentes.

Os benefícios de colocação de implantes são (entre outros):  

  • Colocar dentes fixos em vez das próteses removíveis.
  • Melhorar a capacidade de mastigação.  
  • Impedir o processo natural de reabsorção óssea e envelhecimento da face.
  • Estabilizar próteses removíveis.
tejo saúde implantes dentários implantologia

como acontece o tratamento?

Fase 1 – Avaliação e planeamento

Por onde começamos? Com a consulta de avaliação, que inclui exames radiológicos, fotografia intra e extra-oral e diagnóstico do estado de saúde geral e oral do paciente. Por exemplo, sabermos os níveis de Vitamina D ou se existem doenças crónicas, como a diabetes, que precisamos de ter controladas. Em seguida, fazemos um plano com as opções de tratamento mais indicadas. Acreditamos que cada pessoa tem direito a conhecer quais os tratamentos possíveis, os resultados e as implicações de cada um e a escolher a sua solução. Só apresentamos soluções previsíveis e apoiadas na evidência científica mais atual.

Fase 2 – Preparação


Todas as cáries, infeções e problemas gengivais são tratados primeiro. Porquê? Porque a saúde oral é a prioridade. O paciente é encorajado a desenvolver hábitos de higiene oral capazes de prevenir infeções pós-cirúrgicas e complicações a longo prazo. Mas não só! O plano de tratamento promove cuidados de saúde geral, de alimentação e de estilo de vida. E este é, de facto, o segredo para a longevidade de qualquer tratamento com implantes dentários. E como se prepara o paciente para o procedimento em si mesmo? Na consulta pré-cirurgica, prescrevemos medicação, falamos do que vai acontecer e do que precisa para estar confortável e ensinamos os cuidados pós-operatórios. No dia do tratamento, queremos que as rotinas lhe pareçam familiares e que esteja bem preparado e relaxado.

Fase 3 – O tratamento


Finalmente, chega o tratamento. A nossa equipa recebe-o, assegurando o seu conforto emocional e físico. O que vai acontecer? Os implantes que são dispositivos biocompatíveis, isto é, bem aceites pelo organismo, são colocados, seguindo o protocolo clínico definido durante o planeamento digital.

Como se assegura o rigor? Através da cirurgia guiada, trazemos previsibilidade e segurança aos casos simples e aos casos complexos. A cirurgia guiada permite planear a posição exata dos Implantes Dentários. Baseia-se num software especializado e em tecnologia de imagem avançada em que sobrepomos a informação captada com o Scanner Intra-oral e o CBCT (vulgo TAC).

tejo saúde cirurgia guiada implantes dentários

Imagem do planeamento digital.

tejo saúde clínica dentária

Imagem do CBCT – Cone Beam Computer Tomography (traduzido para Tomografia Computorizada de Feixe Cónico)

E após a cirurgia? Realizamos exames em que verificamos os resultados do tratamento. Iremos zelar pelo seu conforto e pelo cumprimento do seu plano de recuperação. Uma semana depois, iremos observá-lo e segui-lo em consultas regulares para assegurar o sucesso do tratamento.

tejo saúde caso clínico implantes

Imagem antes e depois de caso

PERGUNTAS Frequentes

Muitas vezes, os nossos pacientes visitam-nos pela, primeira vez, devido a um episódio de dor ou um acidente.
Na Tejo Saúde, procuramos responder a todos os casos urgentes, através da Consulta de Urgência. Realizamos o diagnóstico com recurso às tecnologias radiológicas, à observação clínica, seguindo o protocolo definido e conversamos com o paciente tratamento a realizar, naquele momento, e a medicação necessária.

TEM DÚVIDAS?

Na Tejo Saúde encontra uma equipa dedicada de Médicos Dentistas e Higienistas Orais que poderão desenvolver um plano de tratamento personalizado e adequado às suas necessidades para cuidar e proteger a sua saúde oral.

Fale connosco!