OUTROS TRATAMENTOS ESTÉTICOS

outros tratamentos estéticos

restaurações estéticas

Como alternativa às facetas e às coroas nos dentes anteriores, temos as restaurações diretas ou indiretas em resina composta. São, por norma, tratamentos menos dispendiosos e podem ser indicados se o orçamento for uma condição muito importante para si.

Estas resinas compostas mimetizam muito bem os dentes, sendo fáceis de reparar e são mais simples de executar do que as facetas. É um tratamento bastante conservador, porque não implica desgaste de estrutura dentária. A limitação é que a sua componente orgânica as torna mais suscetíveis a desgaste e a alterações de cor ao longo do tempo, necessitando de manutenção frequente, para manter os padrões estéticos.

Apesar disso, é um tratamento recomendado e com protocolos clínicos seguros. É uma boa alternativa às facetas quando o budget financeiro é limitado.

branqueamento dentário

O Branqueamento Dentário é um procedimento estético que torna os dentes mais claros. Pode ser realizado por qualquer pessoa que queria melhorar este aspeto da sua dentição. Só precisamos de assegurar as condições da sua saúde.

Qual o primeiro passo?

Uma avaliação com o Médico Dentista para determinar a saúde dos dentes e das gengivas e compreender a causa da descoloração dentária. Se forem necessários outros tratamentos, para assegurar a saúde da boca, são realizados ainda antes do branqueamento.

Não posso começar logo pelo branqueamento?

Primeiro temos de ter as condições de saúde ideais. Imagine fazer um branqueamento com dentes cariados, desgastados, restaurações com tonalidades diferentes. Seria como pintar uma casa, cheias de fendas na parede e falhas no chão.
Porque ficam os dentes com a cor alterada?

Apesar da cor natural dos dentes ser diferente de pessoa para pessoa, alguns fatores contribuem para mudanças na coloração dos dentes:

  • Idade.
  • Hábitos alimentares (tais como o consumo de café, chá, refrigerantes, vinho tinto, etc).
  • Hábitos tabágico.
  • Higiene oral insuficiente.
  • Uso de antibióticos (tetraciclinas) durante a formação dentária.
  • Ingestão de flúor.
  • Outras doenças sistémicas durante a fase de formação dos dentes.
  • Dentes desvitalizados ou que foram traumatizados há algum tempo.

Para saber o que pode ser feito no seu caso, converse connosco.

Cirurgia gengival estética

Os problemas estéticos nem sempre estão relacionados com os dentes, mas podem estar associados às gengivas, como no caso das recessões gengivais. Pessoas que têm sensibilidade e notam que os dentes têm um aspeto demasiado alongado, por exemplo, podem beneficiar de cirurgia gengivas estéticas.
Nestas situações, a gengiva começa a regredir (como se estivesse a “mirrar”) e deixa exposta a superfície da raiz do dente, o que provoca aumento da sensibilidade dentária e um aspecto desagradavelmente alongado dos dentes, com área exposta da raiz a apresentar uma coloração acastanhada.
Para resolver esta situação, podemos recorrer à cirurgia muco-gengival, recobrindo a zona exposta da raíz e aumentando a qualidade e a espessura dos tecidos com enxertos de tecido conjuntivo, o que evita que a recessão volte a acontecer.

Preguntas Frequentes

Muitas vezes, os nossos pacientes visitam-nos pela, primeira vez, devido a um episódio de dor ou um acidente.
Na Tejo Saúde, procuramos responder a todos os casos urgentes, através da Consulta de Urgência. Realizamos o diagnóstico com recurso às tecnologias radiológicas, à observação clínica, seguindo o protocolo definido e conversamos com o paciente tratamento a realizar, naquele momento, e a medicação necessária.

TEM DÚVIDAS?

Na Tejo Saúde encontra uma equipa dedicada de Médicos Dentistas e Higienistas Orais que poderão desenvolver um plano de tratamento personalizado e adequado às suas necessidades para cuidar e proteger a sua saúde oral.

Fale connosco!