FACETAS DENTÁRIAS

FACETAS DENTÁRIAS

As facetas são revestimentos cerâmicos finos, aplicados nas superfícies visíveis dos dentes anteriores e personalizadas, de acordo com as características de cada pessoa. Não mudam de cor e imitam, com precisão, as propriedades refletoras da luz dos dentes naturais, sendo recomendadas, para quem sente necessidade de ver o seu sorriso mais agradável e harmonioso. Alías, permitem mudar a cor, a forma, a orientação, o tamanho e o comprimento dos dentes.
Quando se devem colocar facetas?

Os principais motivos para fazer facetas dentárias são dentes escurecidos pelo tabaco e outros pigmentos, restaurações antigas lascadas ou escurecidas, dentes desgastados, lascados ou, ligeiramente desalinhados, espaços indesejados entre os dentes. Situações que alteram muito a estética do sorriso.
Como posso saber se as facetas são o tratamento mais adequado para mim?

Na consulta de avaliação pode conversar com o médico dentista sobre as suas expectativas a nível estético e avaliar a condição da sua saúde. Precisamos de assegurar que os dentes e as gengivas estão saudáveis para o sucesso e a longevidade do tratamento.
Quais são os passos para a colocação das facetas?

Primeiro, fazemos a sessão fotográfica do seu sorriso e de seguida um molde digital com o scanner intraoral para desenharmos o novo sorriso. Fazemos isso com recurso a um software informático, transferindo a informação para a sua boca, através de um modelo impresso na clínica. Assim, pode antever o resultado do smile design, mesmo antes das facetas serem uma realidade. Chama-se a este procedimento mockup.
Depois de conhecer o novo sorriso, podemos proceder a alterações e definir o resultado que deseja. Com este passo fechado, avançamos para a consulta em que se fazem os preparos dos dentes e a colocação das facetas provisórias. Uma das grandes vantagens das facetas é que o desgaste feito nos dentes é de cerca de 0,5mm a 1mm, apenas, na face visível, sendo em comparação com as coroas, um tratamento muito mais conservador, principalmente, em dentes vitais. Evitamos, deste modo, a desvitalização e o desgaste excessivo de estrutura dentária. A morfologia das facetas provisórias pode também ser aperfeiçoada e serve de referência para a produção das facetas definitivas de forma que estas se mantenham de acordo com a estética obtida ao longo do processo.
E após a colocação das facetas?

Após a colocação de facetas, deve tratá-las da mesma forma que cuida dos seus dentes naturais, através de uma escovagem regular e do uso de fio dentário. Para além disto é importante que mantenha as visitas regulares ao dentista. Com os cuidados adequados, as facetas podem sobreviver por décadas. É muito importante que os pacientes que optam por este tipo de tratamento estético, sigam as instruções do seu médico dentista.
Uma reabilitação com facetas é uma valorização pessoal e é um dos tratamentos mais eficazes para redefinir a estética da boca e trazer harmonia ao rosto.

PERGUNTAS Frequentes

Muitas vezes, os nossos pacientes visitam-nos pela, primeira vez, devido a um episódio de dor ou um acidente.
Na Tejo Saúde, procuramos responder a todos os casos urgentes, através da Consulta de Urgência. Realizamos o diagnóstico com recurso às tecnologias radiológicas, à observação clínica, seguindo o protocolo definido e conversamos com o paciente tratamento a realizar, naquele momento, e a medicação necessária.

TEM DÚVIDAS?

Na Tejo Saúde encontra uma equipa dedicada de Médicos Dentistas e Higienistas Orais que poderão desenvolver um plano de tratamento personalizado e adequado às suas necessidades para cuidar e proteger a sua saúde oral.

Fale connosco!