ODONTOPEDIATRIA

Higiene oral pediátrica

À semelhança dos adultos, as crianças precisam das consultas de higiene oral de rotina, tal como vão ao pediatra.

O que se faz com as crianças na consulta de higiene oral?
É dada especial atenção às técnicas de escovagem e de utilização do fio dentário. Os pais são envolvidos na consulta, tornando-se um momento muito educativo e de reforço dos hábitos de saúde da criança e da família. Uma nota importante, é que olhamos para destreza da criança e com a família, escolhemos os métodos de higiene mais adequados. Estamos a trabalhar para a autonomia da criança, partindo do que ela pode fazer.

São consultas muito importantes para promover da saúde oral e geral, porque damos ferramentas às crianças e a família, que previnem os problemas dentários e das gengivais, ao longo da vida. São, de facto, uma estratégia de Educação e Prevenção.

A importância da visita das crianças ao Médico Dentista passa, fundamentalmente, pela perceção do consultório como um espaço seguro. Idealmente, as visitas não devem acontecem só em urgência e motivadas por dor, porque irão associar o médico-dentista a uma situação negativa, causando medo.

A Associação Americana de Odontopediatria (AAPD) recomenda a visita ao profissional de saúde oral durante o primeiro ano de vida da criança ou quando se dá o nascimento do primeiro dente.

SELANTES DE FISSURA

Os selantes são uma espécie de verniz, aplicado nas fissuras dos dentes, criando uma barreira protetora contra o aparecimento de cáries. É uma medida de prevenção, adequada a crianças na fase de troca dos dentes de leite para os dentes definitivos. São, geralmente, colocados nos pré-molares e molares definitivos.

Todas as crianças têm de colocar selantes?

A aplicação depende da avaliação do risco de cárie da criança. Este procedimento não substitui, as visitas regulares ao dentista nem a manutenção de uma higiene oral cuidada.

TRATAMENTOS DE DENTES DE LEITE

Apesar de temporários, os dentes de leite devem ser tão bem cuidados como os dentes definitivos. Para além de terem a mesma função na fala e na mastigação que têm os dentes definitivos, também servem manter o espaço na boca e guiar a dentição definitiva ao sítio certo.
Assim, a perda dos dentes de leite por cárie ou traumatismo, por exemplo, pode ter consequências graves. Entre elas, infeções, com lesão e a perda de espaço do dente definitivo sucessor.
Isto realça a importância de proceder ao tratamento dos dentes leite sempre que necessário, para que cumpram a sua função na boca até à erupção do dente definitivo.

ORTODONTIA INTERCETIVA

Consulte nossa secção de ortodontia pediátrica.

PERGUNTAS Frequentes

Muitas vezes, os nossos pacientes visitam-nos pela, primeira vez, devido a um episódio de dor ou um acidente.
Na Tejo Saúde, procuramos responder a todos os casos urgentes, através da Consulta de Urgência. Realizamos o diagnóstico com recurso às tecnologias radiológicas, à observação clínica, seguindo o protocolo definido e conversamos com o paciente tratamento a realizar, naquele momento, e a medicação necessária.

TEM DÚVIDAS?

Na Tejo Saúde encontra uma equipa dedicada de Médicos Dentistas e Higienistas Orais que poderão desenvolver um plano de tratamento personalizado e adequado às suas necessidades para cuidar e proteger a sua saúde oral.

Fale connosco!