ORTODONTIA PEDIÁTRICA

Usar aparelho é uma moda?

De facto não é, porque o aparelho é usado em crianças que sofrem com anomalias no desenvolvimento da face e da boca. Por exemplo, ter maxilares muito estreitos ou desviados ou dentes apinhados. Estes casos devem iniciar tratamento ortodôntico, logo que indicado, porque através da intervenção com aparelhos simples, em apenas alguns meses, podemos prevenir a complicação das anomalias. Em muitas casos, diminui-se a gravidade dos desalinhamentos e prepara-se o caminho para que mais tarde, através de alinhadores ou de aparelho fixo, a correção dentária seja mais rápida e simples.

As anomalias da face e da boca e o desalinhamento dentário têm influência na alimentação, na fala, na respiração, no sono e claramente têm efeitos na saúde física e psicológica da criança. Não são questões puramente estéticas, como nos acostumamos a pensar.
Qual é a nossa recomendação?

Que a criança seja avaliada e acompanhada ao longo do crescimento, para promover a correção da situação. Detetadas a tempo, estas situações são reversíveis e podemos promover o correto desenvolvimento das estruturas oro faciais, beneficiando a saúde e o bem-estar da criança.

PERGUNTAS Frequentes

Muitas vezes, os nossos pacientes visitam-nos pela, primeira vez, devido a um episódio de dor ou um acidente.
Na Tejo Saúde, procuramos responder a todos os casos urgentes, através da Consulta de Urgência. Realizamos o diagnóstico com recurso às tecnologias radiológicas, à observação clínica, seguindo o protocolo definido e conversamos com o paciente tratamento a realizar, naquele momento, e a medicação necessária.

TEM DÚVIDAS?

Na Tejo Saúde encontra uma equipa dedicada de Médicos Dentistas e Higienistas Orais que poderão desenvolver um plano de tratamento personalizado e adequado às suas necessidades para cuidar e proteger a sua saúde oral.

Fale connosco!