Branqueamento dentário, o que é e quando fazer?

O branqueamento dentário é um tratamento estético e eficaz para clarear a cor natural dos dentes, sem remover qualquer parte da superfície dentária. 

São vários motivos para o fazer. Podem surgir manchas nos seus dentes devido a certos alimentos e bebidas, como o café, vinho tinto e groselha. Mas também devido a hábitos, como o tabaco. Ou ainda, problemas de saúde oral, como o tártaro.

O primeiro passo neste procedimento é colocar um protetor de borracha ou um gel nas suas gengivas para as proteger. De seguida, aplicar o produto clareador nos dentes. Este produto é composto por peróxido de hidrogénio ou o peróxido de carbamida.

Os efeitos do clareamento devem durar até três anos. No entanto, pode variar de pessoa para pessoa e dos hábitos de higiene oral. Ressalvamos que este procedimento é seguro e deve ser efetuado num consultório dentário ou em ambulatório com prescrição médica. Alguns pacientes poderão ter a sensação de que os seus dentes são mais sensíveis ao frio durante o branqueamento. Alguns procedimentos podem dar sensibilidade temporária, no entanto, é muito raro que se torne num problema contínuo. Essa sensação é diminuí alguns dias após o tratamento.

Esta e a solução indicada para dentes amarelados e para uniformizar a tonalidade dos dentes. O médico dentista é o profissional indicado para recomendar o tratamento de branqueamento mais indicado, bem como orientá-lo sobre o resultado que pode obter.

Ler mais artigos