Tecnologia em medicina dentária: sedação consciente e outras mais-valias

Na Tejo Saúde procuramos que os tratamentos sejam cada vez mais confortáveis para as pessoas. Fazemos isso adotando soluções que facilitem os tratamentos, e por isso atualizamos, continuamente, as nossas técnicas, instrumentos e outros recursos. A evolução da medicina tem seguido à velocidade da luz e a tecnologia em medicina dentária é um excelente exemplo disso.

 

A tecnologia em medicina dentária ao seu serviço

O conforto das pessoas e a eficácia das soluções são o nosso foco quando escolhemos recursos tecnológicos. De seguida, pode conhecer a tecnologia existente à data na Tejo Saúde.

 

Sedação consciente

Esta é a mais recente novidade na Tejo Saúde.

A sedação consciente consiste na inalação de um gás que permite ao paciente estar acordado e cooperante, mas sentir-se em controlo. Se sofre com medo, ansiedade dentária ou tem reflexo do vómito, existe uma boa possibilidade de conseguir ser tratado assim.

Muitas pessoas deixam de ir ao dentista, ou adiam-no ao máximo, por causa destes problemas desconhecendo que já existem soluções. Os nossos profissionais de medicina dentária recebem também formação e consultoria do nosso gabinete de psicologia, estando preparados para trabalhar consigo ao longo do processo de anestesia e tratamento.

 

CBCT — Cone Beam Computed Tomography

O CBCT, ou Tomografia Computorizada de Feixe Cónico, é um procedimento de diagnóstico não-invasivo que combina a radiação X e a tecnologia computorizada para obter imagens detalhadas em 3D. Esta técnica é imprescindível em processos de diagnóstico e planeamento em medicina dentária, como:

  • Diagnóstico de estruturas ósseas — densidade e patologias associadas;
  • Planeamento da cirurgia guiada com implantes;
  • Planeamento da cirurgia de dentes inclusos e remoção de quistos;
  • Planeamento de cirurgias envolvendo os seios maxilares;
  • Diagnóstico periodontal e planeamento de regeneração óssea guiada;
  • Identificação de lesões e fraturas radiculares;
  • Planeamento de tratamento ortodôntico em casos de complexidade elevada;
  • Estudo do tratamento ortodôntico em casos complexos.

 

A utilização desta tecnologia em medicina dentária justifica-se por apresentar vantagens como:
  • Baixa emissão de radiação quando comparado com um TAC;
  • Comodidade e rapidez de execução — o exame é feito nas nossas instalações em cerca de 1 minuto e não é necessário deslocações adicionais;
  • Imagens de alta qualidade interpretadas num software intuitivo;
  • O exame pode ser disponibilizado numa pen.

 

Scanner intraoral

O scanner intraoral é outra tecnologia em medicina dentária adotada pela Tejo Saúde. Com este, conseguimos um molde digital feito de imagens tridimensionais dos dentes e gengivas.

Esta tecnologia apresenta vantagens como:

  • Comodidade para a pessoa, pois evitamos a moldagem tradicional com alginato ou silicones, que frequentemente causam reflexo de vómito e desconforto;
  • Precisão nas imagens e diminuição do erro na aquisição;
  • Previsibilidade — os trabalhos são planeados e desenhados através de um software CAD (computer assisted design) e depois produzidos através de um equipamento CAM (computer assisted manufacturing), que reproduz fielmente o desenho efetuado;
  • Rapidez — os trabalhos produzidos através do fluxo digital são executados mais rapidamente e sem os constrangimentos relacionados com logística e erro humano;
  • As imagens da boca e dos dentes são arquivadas e podem ser usadas para comparação do antes e depois de um tratamento, ou no futuro, em caso de necessidade ou urgência.

 

Cirurgia guiada

Na Tejo Saúde, a colocação de implantes dentários pode ser feita através de cirurgia guiada. Esta técnica permite posicionar corretamente o implante em perspetiva tridimensional, para uma integração adequada e resultado eficaz do tratamento.

A cirurgia guiada inclui ferramentas de posicionamento, as guias cirúrgicas, que oferecem uma maior previsibilidade e segurança na colocação dos implantes.

Este processo, a par do estudo clínico e radiográfico do CBCT e do scan intraoral, permite planear toda a cirurgia de colocação de implantes com o máximo de informação clínica para melhor adequação.

Esta técnica é menos invasiva, tem um menor número de incisões e suturas e prevê um pós-operatório menos doloroso e com menos edema.

 

Impressão 3D

A Impressão 3D permite materializar de forma rápida as imagens captadas pelo scanner intraoral ou os desenhos feitos com auxílio do software informático (CAD).

A impressão 3D é uma tecnologia em medicina dentária que permite fazer:

  • Modelos de estudo dos dentes com base na moldagem do scanner intraoral;
  • Modelos de estudo dos maxilares com base nas imagens tridimensionais do CBCT e planeamento de cirurgias;
  • Guias cirúrgicas, para que a colocação dos implantes seja mais precisa e não sujeita a erro humano;
  • Alinhadores e tornar todo o processo controlado pela clínica sem intermediários externos.

Além disso, é uma peça chave para a produção rápida de coroas e facetas provisórias e permite a rápida execução de trabalhos, como por onlays, overlays e coroas em pessoas que moram no estrangeiro ou que vêm de longe.

 

Eletrobisturi

O eletrobisturi é um bisturi elétrico que permite a realização de corte e coagulação dos tecidos. Funciona, produzindo aquecimento local controlado, através da transformação da energia elétrica.

Na Tejo Saúde, é utilizado para maior segurança e controlo da hemorragia em procedimentos cirúrgicos mais exigentes.

 

Radiografias panorâmica e periapicais/interproximas

Na Tejo Saúde valorizamos o diagnóstico para uma avaliação clínica e funcional completa da pessoa e do problema que a trouxe até nós.

Estes exames consistem em imagens obtidas através da incidência de raios-X na zona a estudar. As ortopantomografias ou radiografias panorâmicas são fundamentais nesta fase, pois permitem estudar de uma forma global as estruturas ósseas, dentárias e algumas estruturas anexas da cavidade oral.

 

Ampliação

Os nossos profissionais de saúde estão preparados com instrumentos de ampliação que permitem observar a cavidade oral com detalhe. Obtemos informação clínica que, de outra forma, poderia passar despercebida e é necessária para o diagnóstico.

Estes instrumentos permitem maior precisão durante os tratamentos, na medida em que a visualização é pormenorizada e ainda ampliada com o auxílio de imagens da câmara ou do scanner intraorais.

A câmara intraoral é usada principalmente na consulta de Higiene Oral para diagnosticar lesões de cárie iniciais ou lesões das mucosas e transmitir essa informação de forma clara e transparente à pessoa.

Na execução de procedimentos mais meticulosos como a endodontia (desvitalização), cirurgia mucogengival, facetas, onlays ou coroas o uso das lupas é também um instrumento fundamental para o sucesso e longevidade dos tratamentos.

 

Como pôde ler, a tecnologia em medicina dentária disponível na Tejo Saúde funciona sempre a seu favor: recursos para diagnóstico, tratamento mais confortável e soluções mais previsíveis e seguras. Se é este o tipo de serviço que procura, entre em contacto connosco e marque a sua consulta.

Ler mais artigos