Diagnóstico completo em 3D

É através do CBCT – um exame tridimensional de alta resolução – que fazemos a avaliação com recurso, um dispositivo que fornece imagens em alta resolução para um amplo diagnóstico! É essencial para obter detalhes específicos, difíceis de visualizar nas radiografias tradicionais.

Em que situações o Médico Dentista pode solicitar este exame?
Planeamento de cirurgias de colocação de implantes e regeneração óssea guiada, avaliação de dentes inclusos para o planeamento da sua extração (dentes do siso) ou alinhamento dentário (por exemplo, tração de caninos inclusos), bem como para estudo de outras estruturas anexas à cavidade oral que necessitem de avaliação com maior detalhe. É ainda possível, a partir deste exame, produzir um modelo tridimensional dos maxilares através de uma impressora 3D, tendo como objetivo estudar as estruturas anatómicas previamente aos procedimentos cirúrgicos.

Qual é o procedimento?
Este equipamento gira 360 graus em torno do paciente e permite um resultado a três dimensões através da emissão de raios-X divergentes. Esta técnica foi especialmente desenvolvida para estudar as estruturas da cabeça e pescoço, submetendo-se à radiação apenas a área anatómica que se pretende analisar.

É seguro?
A tecnologia associada ao CBCT permite a obtenção de um exame em 3D, com excelente resolução, sem comprometer a segurança e saúde do paciente. A dose de radiação utilizada permite uma redução em cerca de 40% da utilizada em exames TAC convencionais. Ao contabilizar a radiação emitida, comprovou-se que aproximadamente 75 CBCTs equivalem a 1 TAC. Este exame tridimensional permite ainda expor à radiação apenas a área de interesse, evitando irradiar estruturas que não são alvo de estudo. A obtenção do exame é também mais rápida e confortável que uma TAC convencional.

Utilização do CBCT em cirurgias para a colocação de implantes:
A utilização do CBCT com esta intenção tem especial aplicabilidade em dois momentos distintos: o planeamento da cirurgia e o procedimento cirúrgico em si.
A utilização do CBCT para o planeamento da cirurgia torna o procedimento muito mais previsível. Após o diagnóstico e plano de tratamento que visa a colocação de implantes, o paciente tem indicação para realizar o CBCT. Este exame permitirá a avaliação tridimensional das estruturas envolventes da cavidade oral que influenciarão o sucesso da intervenção. O Médico Dentista utilizará um software que permite a análise deste exame e planeamento da cirurgia. Previamente, conseguirá escolher quais os implantes adequados ao caso clínico em estudo, determinando qual a sua dimensão e posição adequadas na cavidade oral.
Durante o planeamento cirúrgico são ainda tidas em consideração estruturas nobres que deverão ser respeitadas, auxiliando no posicionamento correto dos implantes.

Ler mais artigos