Implantes dentários ou prótese removível?

Próteses removíveis e implantes dentários são opções para substituir dentes perdidos. Muitas das pessoas que perderam dentes não tiveram outra alternativa senão recorrer às próteses dentárias removíveis, que são dentes falsos que podem e devem ser removidos regularmente para higienizar. Contudo, causam algumas limitações.

Os implantes dentários são a evolução das próteses removíveis. Um implante dentário serve como um substituto da raiz do dente. Pode ser colocado no osso do maxilar superior ou inferior, o que permite suportar forças e mastigar à semelhança dos dentes naturais.

Mas há mais diferenças. Uma das mais importantes é a durabilidade. Os implantes dentários são uma opção permanente desde que sejam colocados por profissionais experientes e a sua colocação seja corretamente planeada com o recurso a exames radiológicos tridimensionais como o CBCT ou TAC. Os pacientes que praticam uma higiene oral adequada e que são assíduos às consultas de rotina podem esperar que os seus implantes dentários se mantenham saudáveis durante muitos anos. Por outro lado, as próteses removíveis precisam de substituição de 5 em 5 anos.

Mas a diferença mais evidente é na qualidade de vida que o paciente sente no dia-a-dia. Os implantes funcionam como dentes naturais e como tal permanecem fixos, enquanto as próteses ocupam um espaço grande dentro da boca, podem mover-se e causar constrangimentos. Alguns pacientes necessitam de adesivo para evitar que a instabilidade das mesmas interfira na fala, na mastigação ou cause até feridas nas gengivas.

A aparência é também evidente. A coroa para um implante dentário pode ser criada à semelhança da cor dos dentes naturais do paciente. Alguns pacientes não conseguem identificar que a coroa de porcelana é um dente artificial. Os dentes das próteses tendem a ficar desgastados e pigmentados ao longo do tempo.

Ler mais artigos