A cárie dentária é a designação dada à destruição parcial ou total de um dente causada pela ação de determinadas bactérias presentes na boca. Ao associar a presença destas bactérias a uma alimentação inadequada e hábitos de higiene oral insuficientes, há aumento do risco de aparecimento de cárie. Esta é muitas vezes assintomática, mas pode levar a infeções e grande destruição dentária, podendo resultar na perda de dentes. Logo, é muito importante ser acompanhado rotineiramente para o diagnóstico destas situações ser precoce e consequentemente possibilitar um tratamento mais conservador.
A cárie dentária é uma doença que ocorre devido à ação do ácido produzido por algumas bactérias, quando estão em presença de açucares. A placa bacteriana ou biofilme oral, normalmente invisível, vai-se formando sobre os dentes e gengivas.
As bactérias que a constituem alimentam-se dos açúcares dos alimentos e das bebidas que consumimos e produzem ácidos. A ação repetida destes ácidos provoca cárie dentária. Se as lesões não forem tratadas, podem causar dor, infeção e perda dentária.
Quais os sintomas da cárie dentária
- Alimentos que ficam, frequentemente, presos entre os dentes;
- Desconforto ou dor;
- Dificuldade em mastigar alguns alimentos;
- Sensibilidade a bebidas ou alimentos quentes, frios ou até mesmo doces;
- Mau hálito;
- Lesões dentárias inicialmente brancas, depois escuras.